Dicas de maquiagem

MAQUIAGEM COM EFEITO BRONZE 



Se você é bem branquinha e não tem tempo de “pegar uma cor”, uma boa dica para ficar com uma aparência mais bronzeada é fazer uma maquiagem com efeito bronzeado.
Os resultados são rápidos e valem muito a pena: você vai ficar linda e com um aspecto saudável. Investindo nessa maquiagem você pode ficar com a cor do verão o ano inteiro sem precisar se expor aos efeitos nocivos dos raios solares.
Para ganhar um tom dourado com a maquiagem, você deve usar produtos específicos  que ofereçam esse efeito bronzeador, tais como bases ou pós compactos.

Eu tenho a pele bem branquinha e resolvi fazer um teste. Usei uma amostra da base do Avon, Summer bronze gel tonalizante. Passei em todo o rosto, pescoço, inclusive em toda região dos olhos. Em seguida usei o Pó compacto duo soleil da Vult. O resultado foi bem interessante, pois realmente mudou a tonalidade da pele.

Passo a Passo para a Maquiagem


  • Primeiramente lave o rosto. Se sua pele for bem oleosa faça uma esfoliação.
  • Se for durante o dia, passe um pouco de protetor solar. Se for à noite, use um hidratante. Aguarde alguns minutos.
  • Se a pele tiver manchas e olheiras, use um corretivo.
  • Aplique a base uniformemente em todo rosto, inclusive no pescoço.
  • Passe um pó solto, com pincel, apenas para dar o acabamento e eliminar a oleosidade.
  • Retire o excesso com um pincel limpo e macio.
  • Aplique o pó bronzeador dando leves batidinhas. Primeiro aplique o pó bronzeador na região da testa, nariz e por último na região das bochechas com movimentos circulares. Aplique a cor gradualmente, até chegar à tonalidade que deseja. Você pode também aplicar uma pequena quantidade no queixo.
  • A sombra pode ser em tons dourados para iluminar o rosto.
  • Para finalizar, não esqueça do rímel, lápis e do batom, fundamentais em qualquer produção.
 DICAS DE MAQUIAGEM

A maquiagem nos olhos realça qualquer look. Uma dica essencial: as cores claras projetam os olhos para frente. As escuras dão idéia de diminuição e profundidade.
Olhos Próximos
Opte por tons claros e pastéis para iluminar a expressão. Dê um toque cintilante à região próxima ao nariz, imediatamente no inicio do canal lacrimal, para a impressão de afastá-los.

Olhos Afastados
Um leve esfumaçado de um tom mais escuro, como o marrom ou o verde-musgo, no canto interno, cria a ilusão de aproximá-los. Mas, ao esfumaçar, cuidados para não tornar a fisionomia pesada.

Olhos Saltados
Esfumace a região da pálpebra sobre o globo ocular com uma sombra opaca escura, como marrom ou ferrugem. Arrisque, ainda, um toque de preto a noite. Inicie com esfumaçado escuro na raiz dos cílios, indo até a dobra do olho, fazendo um degradê suave e uniforme. Isso faz com que pareçam mais fundos e menores.

Olhos Fundos
Cores claras, como branco, bege, areia e marfim, elevam a expressão e dão um ar de elegância. Devem ser aplicados em todo olho, exceto na área rente às sobrancelhas. Nesta área use sombras de tons médios, como rosa, salmão ou coral.

Olhos Pequenos
Use uma sombra luminosa clara por toda a pálpebra. Em seguida, sombreie o canto exterior dos olhos com um tom levemente escuro – o marrom é o mais indicado, pois é considerado um tom neutro. Aplique com generosidade a máscara para cílios na parte externa dos olhos, pois isso proporciona um efeito de alongamento, deixando-os mais abertos.



Maquiagem para os olhos

Para realçar o olhar, um simples contorno de lápis pode fazer a diferença. Mas a produção pode ser um pouco mais trabalhada e levar rímel, sombra e delineador. Saiba explorar esses itens. Lembre-se: para saber se maquiar é preciso experimentar e treinar.
Lápis
  • O traço superior deve começar bem fino, no canto interno do olho, e ir engrossando em direção ao canto externo. Deve terminar no limite do olho.
  • A linha inferior deverá ser mais fina e traçada bem rente aos cílios.
  • O lápis pode ser substituído pelo delineador somente para o traço superior.
Dica: não faça os traços de uma só vez. Prefira tracinhos leves e curtos, unindo-os depois.
Sombra: a escolha depende do formato do olho
  • Sombras claras projetam os olhos para frente, enquanto as escuras, ao contrário, dão profundidade ao olhar.
  • Para pálpebras escuras, aplique um corretivo antes de tudo. A base e o pó vão servir para uniformizar a pálpebra “corrigida” e o resto do rosto.
  • A sombra deve ser aplicada e esfumada próxima ao contorno do lápis.
  • Antes de aplicar uma sombra, coloque um pouco de pó facial abaixo dos olhos. Caso caia sombra no rosto, ficará fácil de retirar tudo com um pincel limpo.
  • Deixe os tons mais coloridos para serem usados à noite.
  • As cintilantes compõem melhor o look de mulheres mais jovens. As mais maduras devem evitá-las, pois o brilho acentua as linhas finas e as rugas.
Dica: a sombra não deve ultrapassar a linha imaginária que se forma ligando os limites do canto externo do olho e da sobrancelha.
Máscara para cílios ou rímel
  • Aplique rímel nos cílios superiores com movimentos de rotação para cima, e nos cílios inferiores, para baixo. Prefira o rímel do mesmo tom do lápis ou do delineador que estiver usando. O preto é o coringa: completa qualquer combinação de maquiagem para os olhos.
  • Espere secar a primeira camada e replique o rímel, porém, somente nos cílios superiores.
  • Antes de secar, procure piscar levemente para não borrar.
  • Se os cílios ficarem grudados, use o pentinho (específico para maquiagem) para desgrudá-los, apenas quando o rímel estiver seco.
Dica: diante do espelho, incline a cabeça para trás. Colocando o dedo médio logo abaixo da sobrancelha, puxe levemente a pálpebra para cima e aplique o rímel. Isso deixa o olho firme. Para evitar borrões na pálpebra inferior, coloque um lápis abaixo dos cílios antes de aplicar o rímel.
Delineador
  • Aplique o delineador junto aos cílios superiores. O traço deve começar fino no canto interno e engrossar em direção ao canto externo, onde deve terminar.
Dica: quanto mais inclinado estiver o pincel, mais grosso sairá o traço. Posicione o pincel na vertical para obter uma linha fina.
Dica final para os olhos: com um cotonete seco e limpo, limpe o excesso de sombra que fica além do canto externo e interno. Dê um toque especial utilizando uma sombra bem clara (bege ou marfim) logo abaixo da sobrancelha (cerca de meio centímetro).


Maquiagem para Pele Oleosa

Maquiagem para Pele Oleosa
A pele oleosa requer cuidados especiais, inclusive na hora da maquiagem. A escolha do cosmético é essencial para manter a pele limpa e livre de óleo.
Existem muitos produtos: os chamados oil-free (livre de óleo), anti-shine (anti-brilho), reguladores da oleosidade e lencinhos absorventes de oleosidade que ajudam a resolver o problema por até 8 horas. Também existem os pós-fixantes e os primers, que fixam a maquiagem deixando a pele sem brilho por algumas horas.
Para conseguir um make perfeito mesmo tendo a pele super oleosa, basta ter os produtos certos e seguir algumas dicas!

Maquiagem Passo a Passo para Pele Oleosa

  1. Lave o rosto com sabonete específico para pele oleosa.
  2. Use um esfoliante para eliminar as células mortas.
  3. Use uma loção anti-brilho (ou matte) que contraia os poros. Espere alguns minutos.
  4. Escolha uma base livre de óleo e que não seja muito líquida.
  5. Passe pó facial, de preferência mineral, para eliminar a oleosidade e dar o acabamento final. Use pincel; jamais use esponja.
  6. Use sombras compactas de longa duração e que fixam (nunca em creme ou bastão).
  7. Se houver necessidade de corretivo, prefira os mais secos em pó ou em bastão. Evite os cremosos e líquidos.
  8. Use rímel, lápis ou delineador que sejam a prova d’água.
  9. O blush deve ser em pó, pois é regulador de oleosidade. Evite os líquidos e cremosos.
  10. Para a boca, use gloss ou batom, de acordo com sua preferência.

Retirando a Maquiagem

A limpeza da pele antes de dormir é fundamental para evitar que os poros se abram ainda mais e para que não surjam espinhas.  Primeiramente, passe um demaquilante com algodão. Depois, lave o rosto com sabonete específico. Em seguida, passe loção adstringente para eliminar as sujeirinhas que se acumulam nos poros.

 DICAS DE BELEZA: MAQUIAGEM
  • Antes de começar a maquiagem, limpar e hidratar a pele.
  • Para aumentar os olhos, passe o lápis ou delineador em volta dos olhos.
  • Utilize sombras de tons claros e brilhantes para aumentar as pálpebras.
  • Para diminuir o tamanho do nariz, passe um pouquinho de base dissolvida em água nos cantos e na pontinha do nariz. Ele ficará mais fininho.
  • A harmonia das cores é fundamental. Por isso, o blush e o batom devem combinar sempre.
  • Antes de começar a maquiar os olhos, aplique uma dose generosa de pó iluminador na parte inferior. Ele facilita a remoção dos excessos de maquiagem que possam cair das pálpebras superiores.
  • Para esconder as imperfeições da pele, use um corretivo mais claro que o da sua pele.
  • Passe base nos lábios para fixar melhor o batom.
  • Prefira pó facial ao invés de compacto, pois ele é mais suave. Espalhe-o com pincel de dentro para fora.
  • Após passar a base e o pó facial, elimine o excesso com um chumaço de algodão seco, dando leves batidinhas.
  • Para alongar os cílios, use primeiro a máscara incolor para uniformizar, depois use a máscara preta.
  • Para esconder as sardas, a melhor tática é usar pó facial ao invés de base.
  • Aumente os lábios usando contorno mais escuro que o batom. Utilize também gloss e brilhos.
  • Para diminuir o lábio, prefira batons mais escuros e opacos.
  • Antes de limpar a pele, elimine o excesso da maquiagem dos olhos e lábios com um chumaço de algodão embebido em óleo de amêndoas doce ou azeite de oliva.
  • Use demaquilante específico para a região dos olhos. As fórmulas desses produtos são próprias para eliminar os pigmentos de tinta do lápis, do delineador e das sombras — sem que seja necessário esfregar, o que irrita as pálpebras.
O blush e suas mil facetas

Truques para parecer saudável, magra e mais jovem
Umas pinceladas de blush fazem uma grande diferença na produção: maçãs do rosto rosadas dão um ar radiante e jovem; com brilho, o look fica sofisticado e sexy. Mas é preciso aplicar o blush da maneira certa e evitar os exageros, para não ficar com cara de boneca de plástico.
Mais nova em apenas 3 passos
Com uma base, uniformize a pele e esconda as olheiras, que envelhecem o rosto.
Espalhe o blush (de tom alegre, como rosa ou pêssego) no alto das maçãs do rosto, em direção à ponta externa da sobrancelha.
Use o finzinho do pó do pincel para colorir bem de leve as maçãs.

A textura certa para cada mulher
Cremoso
Como usar? Aplique com os dedos ou com um pincel para base. Use o pincel grosso ou o chanfrado (com cerdas na diagonal).
Resultado: Dá um brilho natural e discreto. Indicado Para a produção do dia-a-dia. É excelente para quem tem pele seca.
Vantagem: Deixa a pele bem hidratada e saudável.
Desvantagem: Não vale para cobrir olheiras, porque é difícil de dosar. Líquido
Como usar? Espalhe com os dedos duas ou três gotas nas maçãs do rosto.
Resultado: Rosto corado, como quem fez exercício.
Indicado: Para as jovens sem marcas, que não precisam de base para uniformizar a pele e podem receber o blush diretamente.
Vantagem: É fácil de usar e tem a melhor fixação.
Desvantagem: Seca rápido: se você demorar a espalhar, fica com o rosto manchado.

Em pó
Como usar? Use um pincel largo e macio. Dê uma soprada pra tirar o excesso de produto antes de passar.
Resultado: É mais discreto e natural.
Indicado: Para quem tem pele oleosa.
Vantagem: Adequado para a maquiagem de correção, porque permite controlar a quantidade aplicada.
Desvantagem: Cuidado ao aplicar, pois o excesso carrega demais a aparência. 
Descubra suas maçãs
. Em frente ao espelho, faça um biquinho, como se fosse um peixinho. A região que ficou funda é a covinha da sua bochecha.
. Ainda no espelho, dê um sorriso. A área que ficou mais saliente é a maçã do seu rosto.
O que é o blush de correção?
É o blush em pó um tom mais escuro do que o de sua pele (marrom ou bege). Com algumas pinceladas certeiras você pode melhorar o contorno do rosto e disfarçar defeitos, como nariz grande.
A cor certa para a pele…

Clara: Blushes em tons de rosa e salmão.
Morena: Laranja, cobre e bege.
Morena: Qualquer tom de marrom, como o bege e o terracota.
Negra: Tonalidades avermelhadas, puxadas para o cereja ou o vinho.
Oriental: Rosa queimado e marrom alaranjado.
Se o seu rosto é…
Redondo
Afine o contorno
Você precisa destacar a covinha, que fica logo abaixo do osso da maçã do rosto. Aplique o blush de correção (em tom mais escuro). Pincele no sentido diagonal, da ponta externa dos lábios em direção às orelhas. Espalhe bem, esfumando, para não delimitar a área onde foi aplicado. E não exagere na quantidade, para a maquiagem não ficar pesada demais.
Quadrado
Suavize os ângulos
Use um blush com tonalidade viva (como o rosa, o vinho ou o pêssego). Aplique a partir da metade da maçã do rosto e deslize o pincel de dentro para fora, na diagonal, em direção ao canto externo dos olhos. Em seguida, pincele o blush de correção (tom mais escuro) logo atrás do maxilar, acompanhando o desenho do osso, em direção ao queixo.

Oval e comprido
Alargue a face
Pincele um blush de tom vibrante (rosa ou pêssego) na maçã do rosto, da região próxima ao nariz em direção às orelhas, no sentido horizontal. Isso alarga o formato do rosto. Bem suave, passe o blush de correção (em tom mais escuro) ao longo da testa (trace uma faixa larga abaixo da linha do cabelo) e na ponta do queixo. Esfume, para ficar discreto.