Unhas (Hidratação mãos e pés)


UNHAS BONITAS

As unhas tem importância como órgão funcional e estético. A unha é formada basicamente de queratina, mas há também componentes como proteínas, enxofre e cálcio. Apresenta crescimento médio de 0,1 mm/dia nos quirodáctilos (mãos), sendo mais lento nos pododáctilos (pés). Unhas em boas condições podem ser muito atraentes e refletem a saúde das mãos.
Quem não gosta de olhar uma unha bonita e bem cuidada, mas para isso é necessário tomar alguns cuidados. Mesmo quem frequenta manicure enfrenta probleminhas como unha ressecada ou lascada, cutícula despelando e esmalte que descasca.  Veja alguns cuidados para manter as unhas bonitas e saudáveis.


Cuidados com as Unhas

 Unhas Bonitas
  • Mantenha a cutícula sempre hidratada. Para isso, esfolie semanalmente e hidrate diariamente.
  • A cutícula não deve ser retirada por completo. Ela forma uma barreira protetora contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula.
  • Para amolecer a cutícula, aplique um creme específico e coloque a mão de molho na água morna por cinco minutos. Depois, empurre com uma espátula e só se aventure com o alicate se tiver prática.
     Unhas Bonitas
  • Na hora de lixar, o formato oval é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas com a parte mais fina da lixa para retirar as impurezas e as células mortas. Limpe qualquer eventual sujeirinha e Use a lixa de polimento para dar brilho nas unhas.
     Unhas Bonitas
  • Mantenha todos os instrumentos (espátula e alicate) limpos e, se possível, desinfetados. Se você vai à manicure, verifique se ela desinfeta o material após utilizá-lo em cada cliente. Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto.
     Unhas Bonitas
  • Aplique base, mesmo se for usar esmalte por cima, senão a unha pode ficar amarelada. Limpe os excessos com palito próprio de manicure.
  • Se a sua unha é fraca, use base fortalecedora e cremes específicos.
  • Para tornar sua unha mais comprida, deixe uma faixa bem fininha sem pintar nas laterais. Mas o efeito tem de ser sutil, para não ficar com ar de desleixo.
  • Para não ressecar as unhas, remova o esmalte com um produto que não contenha acetona na fórmula.
  • Use acetona só uma vez por semana. Esse tipo de produto, quando usado em excesso, resseca as unhas, que se tornam frágeis e quebradiças.
     Unhas Bonitas
  • Para o esmalte durar mais tempo, a dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o principal culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidamente. O esmalte seca mais se você tirar limpar bem o pincel do esmalte ante de aplicá-lo. Depois disso mergulhe as mãos em um pote com água bem gelada ou use um óleo secante. Quando o esmalte começa a descascar, é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área. 
 CUIDADOS CO AS MÃOS

As mãos também envelhecem e perdem o brilho e elasticidade de sua pele. Para que isso não aconteça, devemos cuidar das mãos com bastante atenção.
O dorso das mãos tem a pele fina, delicada e com pouca quantidade de glândulas sebáceas, o que as tornam muito sensíveis à desidratação. As mãos são bastante sensíveis a mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores que afetam sua maciez.
Ao contrário de outras partes do corpo, as mãos não podem contar com cirurgias plásticas para reparar a ação do tempo. Por tudo isso, é extremamente importante cuidar diariamente das mãos.

Hidratação das Mãos

Cuidados com as Mãos
A hidratação ameniza o ressecamento e cria uma barreira protetora da pele. Os cremes hidratantes formam um filme delicado e perfumado em sua pele, mantendo-a hidratada. Eles proporcionam maciez e suavidade mesmo às peles mais secas. 
O principal cuidado que devemos ter com as mãos é a proteção contra as nocivas radiações solares, fazendo o uso adequado de filtro solar. Assim, é possível prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento causado pelo sol.

Dicas para Manter as Mãos Saudáveis

  • Hidrate as mãos com cremes específicos diariamente.
  • Use filtro solar diariamente no dorso das mãos, afinal, ela é uma das regiões mais expostas ao sol.
  • Use luvas ao lavar louças ou sempre que entrar em contato com produtos de limpeza, pois estes agridem e ressecam as mãos.
  • Evite roer as unhas e mantenha-as limpas, pois além de deixá-las feias, bactérias e outros organismos podem se depositar embaixo delas.
  • Esfolie as mãos a cada 15 dias para remover as células mortas.

Receita para Esfoliar as Mãos

  • 1 colher de óleo de amêndoa
  • 1 colher de sal ou açúcar cristal
  • 1 colher de creme hidratante
Modo de fazer:
Misture os ingredientes e passe o preparado nas mãos, massageando com movimentos circulares. Enxágue com água morna. Em seguida, aplique uma loção ou creme hidratante — de preferência com filtro solar para evitar manchas.


 Adote uma loção específica, de preferência com protetor solar para as mãos. Leve-a na bolsa ou deixe-a no trabalho. Aplique o produto várias vezes ao dia, porque as mãos ressecam muito ao ficarem expostas ao frio e à água.
Sempre que possível, lave as mãos com sabonetes ricos em substâncias hidratantes e oleosas.
Na hora de mexer com detergentes ou outros produtos químicos, coloque luvas de borracha, aflaneladas por dentro.
Cremes à base de uréia, silicones, ácido glicólico, óleos derivados de avelãs, castanhas, sementes de uva e macadâmia são excelentes protetores para as mãos.
Para as mãos ásperas, bata no liquidificador duas colheres (sopa) de sementes de mamão papaia com duas colheres (sopa) de azeite. Coloque nas mãos e espalhe massageando, lavando em seguida.
Máscara esfoliante para as mãos: Mel e açúcar deixam a pele mais macia:
Ingredientes:
2 colheres (chá) de mel
1 colher (chá) de açúcar
Modo de preparo:
Misture o açúcar e o mel e faça uma massagem durante cinco minutos no dorso, na palma das mãos e ao longo dos dedos. Depois, enxágüe cuidadosamente. Repita o procedimento uma vez por semana.
Lave e seque sempre muito bem os pés após o banho para prevenir o surgimento de frieiras, aplicando talco anti-séptico para absorver o suor.
Nunca fique descalço em banheiros públicos. Tome banho usando sandálias de borracha.
Evite o uso de sapatos apertados, preferindo calçados de couro ou camurça e que sejam flexíveis e confortáveis.
Use hidratante próprio para os pés diariamente, massageando bem nas áreas com maior calosidade.
Se a pele estiver muito seca, passe bastante hidratante e durma com meias.
Deixe a unha sem esmalte pelo menos uma vez por semana para evitar o ataque dos fungos.
Para caminhadas longas e cansaço nos pés, faça uma massagem com óleo ou creme apropriado e deite com os pés mais elevados, apoiados sobre um travesseiro ou almofada.
Procure andar descalça sempre que possível. Esse procedimento relaxa e fortalece a musculatura dos pés.
 Banho de relaxamento para os pés:
2 litros de água fervente
1/2 xícara (chá) de orégano
2 xícaras (chá) de folhas de eucalipto
2 xícaras (chá) de cebola picada
1 xícara (chá) de sal grosso
3 litros de água fria
Preparo:
Na água fervente, coloque o eucalipto e o orégano. Deixe por 2 minutos. Adicione a cebola picada, o sal grosso e água fria. Despeje em uma bacia e coloque os pés por 30 minutos.

 DICAS PARA MANTER OS PÉS SAÚDAVEIS


Os pés são a base de sustentação do nosso corpo, trabalham o dia inteiro e por isso merecem cuidados especiais e descanso, mesmo que tenham sido feitos para aguentar a pressão exercida pelo peso do corpo.
Para compensar o desgaste natural dos pés, é fundamental mudar alguns hábitos e adotar medidas simples e que podem evitar complicações futuras.

Cuidados com os Pés

 Cuidados com os Pés
  • A pele dos pés é mais espessa e resistente que a de outras áreas do corpo. Por isso a sola fica com calosidade e células mortas com facilidade. Para retirar o excesso de calosidade é importante lixar a região dos calcanhares e a sola com uma lixa própria para os pés. O melhor momento para lixar os pés é depois do banho, já que a pele está mais mole.
  • Para amolecer a pele dos pés, deixe-os de molho durante dez minutos em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescente meio copo de vinagre). Em seguida massageie os pés com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante.
  • Corte as unhas no máximo a cada quinze dias, de preferência após o banho.  Também pode simplesmente apará-las com uma lixa, sobretudo se regularmente for à pedicure. Não se deve cortar as unhas demais e nem deixá-las muito compridas. O fato de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos e sujeira. Se as cortar muito, pode correr o risco de encravar uma unha.
  • Para ter unhas apresentáveis, o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas tem de ter muito cuidado pois pode haver risco de inflamação. Se não estiver habituada a retirar o excesso de pele, depois de empurrar a cutícula, o melhor é deixar esta tarefa para a pedicure.
  • Lave muito bem os pés! Não basta deixar que escorra a água durante  o banho. Deve passar a esponja entre os dedos. Depois do banho, é importante secar muito bem os pés, pois a umidade acumulada pode dar origem a micoses.
  • Na praia, coloque protetor solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma ser esquecidos. Além de tudo, isso evitar que a pele fique ressecada.
  • O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. As calosidades que costumam aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passam de uma reação natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar calosidades, deve-se lixar os pés, corrigir a postura e usar calçado confortável.
  • O escalda-pés é um ritual para manter os pés bonitos e relaxados.  A água morna com sais e aromas alivia a tensão, aspereza e a dor dos calos formados pelo uso de sapatos apertados, com bico fino ou saltos altos.
  • Para relaxar, massageie a planta dos pés com uma leve pressão. Aplique creme esfoliante para suavizar seus pés e, em seguida, faça a massagem com um creme hidratante refrescante.
  • Experimente um banho alternado de pés, quente e frio. É um método simples, agradável e extremamente eficaz, que utiliza a água como forma de promover uma verdadeira ginástica dos vasos sanguíneos dos pés e das pernas. Isso ocorre porque os vasos periféricos se contraem com o estímulo da água fria, e com a água quente se dilatam.